Molusco Contagioso
Doença viral, freqüente na infância, principalmente, em crianças atópicas. Consiste de pápulas, lisas, brilhantes, de cor rósea ou da pele normal, apresentando depressão central característica (pápula umbilicada).
Etiologia:
Vírus do gênero Poxvirus.
Reservatorio:
O homem.
Modo de transmissão:
Contato direto (sexual ou não) com pessoas contaminadas. Auto inoculação.
Período de incubação:
Sete dias a seis meses.
Período de transmissibilidade:
Enquanto persistirem as lesões.
Complicações:
Disseminação em pacientes imunodeprimidos.
Diagnostico:
clínico, epidemiológico e histopatológico.
Diagnostico diferencial:
Verrugas planas e vulgares, criptococose cutânea em pacientes imunodeprimidos.
Tratamento:
Curetagem ou expressão manual ou com pinça das lesões, seguida de pincelagem com tinturas de iodo.E o melhor e mais eficaz método, porem pode-se fazer a criocauterização com riscos de recidiva da lesão. Em crianças com quantidade grande de lesões, opta por realizar o procedimento com sedação.
Outra alternativa, de tratamento é o uso de imunomoduladores (imiquimod), no qual a aplicação do produto modifica a resposta imune na áreas tratadas, levando à eliminação das lesões.
Características epidemiológicas:
Mais freqüente em crianças e de distribuição universal.
Ocorre também em adultos portadores de infecção pelo HIV, com localização predominante na face( pode-se ainda encontrar lesões gigantes).
Notificação:
Não é doença de notificação compulsória.
Medidas de controle:
Informar quanto à etiologia e à natureza benigna da doença; orientar para evitar traumas, coçaduras e tratamentos intempestivos devido autoinoculação; evitar contato pele a pele, principalmente entre crianças; e incentivar outros familiares e contatos extra domiciliares com quadro semelhante para uma consulta médica.