Micoses da Pele
Saiba como evitar as Micoses da Pele
Com a chegada do verão que promete ser mais quente que os anteriores algumas orientações são válidas para manter nossa pele saudável e livre das micoses de pele.
A micose na pele é uma infecção gerada por fungos que se alojam com mais facilidade em partes úmidas e quentes, regiões que não ficam expostas ao sol como a virilha, dedos dos pés, couro cabeludo, etc. Para que seja evitado esse tipo de problema existe uma série de cuidados que devem ser tomados.
Neste artigo não discutiremos a micose em si, que será temas dos próximos artigos.
As micoses são classificadas como:
– superficiais, localizadas na camada externa da pele, não costumam trazer maiores problemas para a saúde, sendo fáceis de tratar; e
– profundas, estas mais graves e de tratamento difícil, porque os fungos se disseminam pela corrente sanguínea e linfática, podendo chegar a atingir órgãos internos, como pulmões e intestinos, ou ossos e sistema nervoso.
A umidade da pele, provocada pelo suor ou pelo costume de não se enxugar adequadamente após o banho, ou por manter-se em freqüente contato com a água, distúrbios da imunidade, lesões de pele e muitos outros fatores favorecem o surgimento das micoses da pele. Hábitos higiênicos são importantes para se evitá-las.
Previna-se seguindo as dicas abaixo:
- Nunca fique com roupas molhadas por muito tempo (sungas, maiôs, etc.)
- Evite o contato prolongado com água e sabão, alem de prevenir micoses, evitamos também as dermatites.
- Não use objetos pessoais (roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés) de outras pessoas.
- Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (banheiros de academias, vestiários, saunas).
- Lembre-se que a saúde de seu cão é muito importante, mas não tenha medo, pois a micose deles não lhe atingirá.
- Evite mexer com a terra sem usar luvas.
- Use somente o seu material de manicure, uma dica é levar seu material quando for a manicure.
- Evite usar calçados fechados o máximo possível e sempre meias de algodão.
- Evite roupas quentes, tecidos sintéticos e justos no verão.
O tratamento específico deve ser instituído somente pelo profissional médico, não use pomadas ou cremes indicados por outras pessoas.
Caso tenha ou suspeite ter uma micose, a melhor pessoa para fazer o diagnostico e tratar você é indiscutivelmente o dermatologista. Não use medicações sem recomendação medica, isso poderá agravar e prejudicar sua doença