Começo esclarecendo o que é depilação ou epilação: é o ato de remover pelos, sendo este de forma definitiva ou temporária.
A depilação sempre foi uma preocupação para as mulheres e como disse recentemente para os homens, visto que para muitos os pelos visíveis em locais indesejados são sinônimos de falta de higiene e não são nenhum pouco atraentes. E hoje este procedimento é motivo do aumento do número de atendimentos em consultórios especializados.
A depilação a laser é uma das melhores formas de fazer uma remoção definitiva de pelos, proporcionando um visual mais bonito e higiênico, quando comparado com outros métodos epilatórios. Os pelos, sempre foram considerados um aborrecimento, e hoje em dia a depilação a laser está em alta e tem resultados excelentes. Existem vários métodos comuns de depilação como o barbear ou se depilar com uso de laminas, ceras entre outros.
Este método é um grande sucesso em todo o mundo. Muitos já passaram por esta experiência e perceberam que os resultados são bastante positivos.
O procedimento é prático e eficaz e os benefícios são inúmeros. Pode ser aplicado para todos os tipos de peles, desde as mais claras até as mais morenas (dependerá do aparelho que seu médico dispor, pois há alguns contra indicados em peles mais escuras), utilizado para tratamento de dermatites, pseudofoliculites associadas a área de pelos e foliculites pós depilatória.
É fato que a depilação a laser atua melhor no pelo escuro e grosso, porém até mesmo pelos claros com pigmentos na raiz podem ser atingidos (dependerá do método utilizado).
O procedimento é praticamente indolor, o que varia é a sensibilidade individual de cada um e a área do corpo a ser tratada.
Porém antes de iniciarmos o tratamento temos que investigar a causa do aparecimento de pelos, se é patológico ou não. A hipertricose ( aumento no crescimento dos pelos que não é androgênio-dependente), hisurtismo (crescimento de pelos em mulheres em áreas androgênio- dependente , como buço,queixo ou colo, no caso de ovários policísticos) , e outros, são algumas causas a serem descartadas pelo seu médico.
Está indicado para homens e mulheres. Pode ser usado nos seguintes casos:
– Hirsutismo( aumento exagerado de pelos grossos e escuros na mulher em regiões incomuns ,como face, ombros, tórax , mamilos,abdome inferior,coxas,mãos e pés).
– Pelos encravados( foliculites).
– Tratamento estético (delinear sobrancelhas e costeletas ou remover pelos indesejados na axila, virilha e pernas)
Este processo recorre a um laser que elimina os pelos com a sua energia em forma de luz, essa mesma energia é atraída e captada pela melanina do pelo. Resumindo, essa luz térmica elimina ou retarda o aparecimento de novos pelos.
Tipos de depilações existentes: Na forma definitiva (pelo FDA –se relata ser uma diminuição definitiva de pelos e não eliminação definitiva) poder-se usar o LASER ou LIP (Luz Intensa Pulsada) e estes aparelhos médicos emitem luz com alta intensidade que terá afinidade por cor escura, e com isto ela queimará o pelo até em nível de sua raiz (bulbo do pelo).
Sabe-se que os cabelos e ou pelos, têm crescimento de 2-6 anos, uma fase de entrada no repouso de 2-3 semanas, e denominamos essas fases de: anágena, catágena e telógena
Estes pelos que estariam em repouso, não seriam atingidos, assim como os pelos brancos, e é por este motivo que há a necessidade de realizações de sessões seguidas (a cada 30 a 45 dias), até eliminação total destes pelos indesejados.
LASER E LUZ PULSADA:
Em um pulso de forte intensidade (na forma de flash) e esta luz faria sua ação na pele e no folículo piloso. O efeito depende dos tipos de filtros que serão usados, permitindo que esta ação se faça desde a área mais externa até quase 1 cm de profundidade.
Tipos mais comuns de aparelhos:
Dermapulse PL100: Luz Pulsada de Alta Intensidade
A Luz Pulsada de Alta Intensidade pode ser considerada como um dos mais completos sistemas para tratamentos foto dérmicos de alta energia, aqui se inclui a epilação.
Diferentemente dos lasers, este equipamento possuem a grande vantagem de terem filtros intercambiáveis, oferecendo aos seus usuários vários tipos de tratamentos, e com isso trás segurança ao tratarmos pessoas de pele escura.
Pode ainda ser usado para:
– fotorejuvescimento
– fotoepilação
– lesões pigmentares
O Photoderm utiliza a luz pulsada. O procedimento só é indicado para pessoas de pele clara e pelo escuro, pois a luz concentra-se no pigmento escuro, descarregando sua energia nas áreas pigmentadas e destruindo o folículo piloso.
Em pessoas de pele escura, o uso da luz pulsada pode resultar em manchas claras e em pessoas de pelos claros o resultado não será bom, pois muitos pelos não cairão. O procedimento é simples, de fácil execução e seguro, se respeitadas as condições acima.
Outro tipo de aparelho utilizado para a depilação é o laser de rubi (Epilaser). Tem boa eficácia, mas também deve respeitar as mesmas condições da luz pulsada: pele clara e pelo escuro para evitar manchas na pele.
Já com o uso do laser de diodo (Light Sheer), tem um mecanismo que protege a pele e o tratamento também pode ser feito em pessoas morenas e até mesmo em pessoas bronzeadas, sendo raras as ocorrências de manchas, mas podem ocorrer. Ainda assim, apenas pelos escuros terão bons resultados.
ELETRÓLISE COM AGULHA:
Usar de eletro coagulação que seria a introdução de uma agulha dentro do folículo para queimá-lo de forma definitiva, e, aí sim seria de forma definitiva, mas que em 20-40 % deles poderia voltar. Esta agulha queima em todo o trajeto, portanto podem deixar marcas, mas, existem agulhas especiais com insulamento de silicone isolando o corpo da agulha e queimaria somente na ponta, e, estas não deveriam deixar marcas. Este tratamento poderá ser muito doloroso e muita vez é necessária o uso de anestesia. Após dois anos de tratamento, com sessões de no mínimo 4 semanas e no máximo 14, os pelos não nascem mais. É indicado para pequenas regiões, é doloroso e há riscos de deixar cicatrizes ou manchas escuras, que o dermatologista pode eliminar depois, às vezes é impossível eliminá-las.
LASER:
LASER: é emissão de luz em forma contínua, e com cores diferentes na dependência do que se usa em sua origem, e com as diferentes ondas (comprimento) será usado nas doenças, sendo específicos a cada doença, e, alguns podem ser usados em mais de uma, mas, na sua maioria, destinados a uma patologia. Poderá este dispositivo ter a associação de Luz Intensa Pulsada e Laser.
Perguntas mais freqüentes nos consultórios especializados por pacientes que querem fazer a depilação:
Quais são as vantagens da depilação a laser?
Elimina os pelos por um período de tempo maior
Quem sofre com os pelos encravados pode encontrar na depilação a laser a solução para os seus problemas. Além de eliminar os pelos
O laser age como um antiinflamatório
A técnica da depilação a laser também reduz as sardas e as pequenas manchas
A depilação a laser ajuda no rejuvenescimento da pele.
Pode ser usado para qualquer tipo de pelo?
Não pode ser usado em pelos finos e claros. Apenas para pelos escuros e grossos.
O tratamento dói?
A dor é mínima, mas pode ser melhorada com o uso de cremes anestésicos 30 a 60 minutos antes de fazer o tratamento. Outra maneira de se eliminar a dor é o uso de gelo ou aparelhos refrigeradores da pele, os mais usados hoje.
Quais complicações podem ocorrer?
Hiperpigmentação (mancha escura), que ocorrerá após queimadura da pele com laser ou LIP. Quando ocorre, desaparece após algumas semanas com cremes clareadores.
Que cuidados devo ter antes da aplicação do LASER?
Não descolorir os pelos
Não utilizar cera ou pinça na área a ser tratada por 3 semanas.
Não se exposição solar ou bronzeamento artificial.
Não utilizar ácido retinóico, glicólico ou outro tipo de acido na região a ser depilada 2 dias antes do laser e 2 dias após.
Quantas aplicações são necessárias?
Em média são necessárias 4 a 6 sessões ( tem casos que chegamos a fazer até 10 sessões) para obter resultado satisfatório.Este número varia de acordo com a pessoa e região a ser tratada. O intervalo entre cada sessão pode variar de 30 a 45 dias.
O número de sessões necessárias depende da:
– Coloração da pele
– Área a ser tratada
– Quantidade e espessura dos pelos
– Distúrbio hormonal concomitante
O pelo volta a nascer?
O pelo atingido na fase de crescimento pleno não volta. Os pelos que estão nas outras fases vão crescer novamente. Por, isto, é necessário mais de uma sessão de laser. Se há distúrbio hormonal, novos pelos podem surgir, por isso é importante que seu médico faça uma investigação em você antes de iniciar o tratamento.
Quais é o intervalo entre as sessões?
Varia de acordo com a área tratada. Média 1 mês a 45 dias.
Quanto dura a sessão?
A duração das sessões varia de acordo com a área a ser tratada. Pode ser de alguns minutos à uma hora ou mais. Os locais freqüentemente tratados são buço, queixo, axilas, orelhas, virilhas, meia perna, perna inteira, braços, barba, costas, tórax, e onde houver pelos indesejados.
Como fica minha pele após o tratamento com o laser?
Pode ficar avermelhada na primeira hora após o tratamento, também pode durar algumas horas ou até alguns dias. Compressas geladas ajudam a melhorar mais rápido. É possível trabalhar imediatamente após a sessão. Cuidados: uso de hidratantes e protetores solares.
Qual o limite de idade para se fazer o procedimento?
Pode ser realizado a partir de 10 anos até qualquer idade.
Que precauções devo tomar antes e depois do tratamento?
Deve-se evitar o sol 4 semanas antes e após o tratamento , e também evitar depilar a área com cera , pinça ou eletrólise. Lâminas ou o uso de cremes depilatórios não irão interferir nos resultados da depilação a laser.
Um dia antes do tratamento o paciente deve raspar a área a ser tratada ou até no dia do procedimento, após a avaliação médica. Se for depilar o rosto e tem antecedente de herpes, será indicado o uso de medicação antiviral antes do procedimento.
Sempre usar protetor solar fator 30 ou maior, reaplicando pelo menos 3 vezes ao dia nas áreas expostas ao sol.
O LASER causa câncer?
Não. A luz do LASER não tem nada a ver com a luz-ultravioleta que é a parte cancerígena do espectro da luz.
Resumindo então, as orientações para quem deseja fazer epilação a laser:
É muito importante, que os indivíduos que desejam realizar a depilação com estes aparelhos, estejam com a pele mais clara possível, evitando assim as queimaduras que poderiam ocorrer em procedimentos que já temos estes riscos; deverá não estar bronzeado.
Utilizar protetor solar diariamente, 2 a 3 vezes ao dia (fator de proteção solar FPS30 no mínimo ou superior)
Não usar cera, pinça ou eletrólise no intervalo das sessões. Pode utilizar aparelho de barbear ou tesoura.
Atenção: consulte seu médico e procure clínicas de confiança, pois o procedimento tem um resultado muito satisfatório quando bem indicado e não esta livre de complicações, não é raro o registro de problemas como queimaduras e resultados não satisfatórios.