Fatos cosmecêuticos e sua pele
Os cosméticos são substancias utilizadas para camuflar, colorir e adornar o corpo, de uma forma elegante. O cosmecêuticos são produtos que não necessitam de receita medica, que se destinam a melhorar a aparência do ponto de vista funcional da pele. Essas categorias de produtos não são regulamentadas, e os seus benefícios reais são os cuidados da pele, portanto, deve ser separado do marketing indutivo. Os produtos de balcão que não necessitam de receituário medico, não podem realmente cumprir aquilo que prometem.
Produtos de cuidados da pele
Objetivo/Finalidade:
Manter a pele saudável
Exemplos:
Limpadores da pele, sabão, creme hidratante, adstringente, anti-transpirantes, banho de espuma, lavagem do corpo.
Cosméticos
Objetivo/Finalidade:
Embelezar e adornar a pele, cabelo ou unhas.
Exemplos:
Foudation, rímel, batom, esmaltes e tintura de cabelo.
Cosmeceuticos
Objetivo/Finalidade:
Melhorar a aparência da pele , através do uso de produtos ou ingredientes que mantenham seu equilíbrio e aparência saudável.
Exemplos:
Anti envelhecimento produtos não sujeitos a prescrição medica (e qualquer outro produto aplicado sobre a pele que contém um ou mais ingredientes que visam melhorar a função da pele).
Cosméticos facial com cores:
É importante selecionar cuidadosamente a composição dos cremes utilizados por nos, uma vez que estes se manterão em contacto com a pele durante um longo período de tempo. O ideal é que a maquiagem deva ser hipoalergênica, não comedogênica ( que não causem cravos) e não acneica (não causem acne) – o que significa que produz menos alergias e não vão obstruir os poros ou causar acne. De preferencia os cosméticos devem já conter em sua formulação filtro solar, que irá ajudar a prevenir câncer de pele e rugas.
Produtos de cuidados da pele:
Dos produtos de limpeza destacam-se os hidratantes que são os mais importantes na prevenção de pele seca, uma condição dermatológica muito comum.A secura da pele causa rachaduras finas e rugas, o que diminui a sua eficácia como uma barreira e pode causar dor e prurido.
Sabões, detergentes, banhos de banheira ou chuveiro, géis e banhos de espuma, removem os óleos corporais, as sujeiras e as bactérias. Eles impedem o odor e infecção, mas o uso continuo e exagerado destes produtos podem ressecar a pele causando descamação, coceira e irritação. Pessoas com pele seca devem escolher um limpador suave, tomar banho de chuveiro com água norma ou fria, minimizar o contato da água e aplicar um hidratante imediatamente após o banho, enquanto a pele esta ainda um pouco molhada.
Existem diversas variedades diferentes de sabonetes, sempre devemos procurar sabonetes neutros que possuam o pH semelhante ao da pele. Os sabonetes desodorizantes tem um agente antibacteriano para eliminar odores. Sabonetes em barra são geralmente menos agressivos e irritantes a pele.
Hidratantes evitam a perda de água pela pele, substancias oleosas sobre a pele manter a água da pele no seu interior. As substâncias que impedem a perda de água incluem vaselina, óleo mineral, lanolina e dimeticona. As substâncias que atraem água para a pele incluem glicerina, propieno glicol, proteínas, uréia e algumas vitaminas. Hidratantes podem evitar a pele seca e minimizar o aparecimento de rugas relacionadas com a pele seca.
Categorias de cosmecêuticos:
Cosmecêuticos são produtos que podem melhorar o funcionamento da pele e ser úteis em prevenir o envelhecimento prematuro. Os exemplos incluem: Hidroxi ácidos e retinoides.
Hidroxi ácidos são ingredientes desenvolvidos para remover a pele morta através de um processo conhecido como esfoliação. A remoção ocorre através de um rompimento da união que existe entre as células. A pele sem esfoliação ou renovação torna-se envelhecida, áspera e com um tom amarelado. Os hidroxi ácidos comumente usados incluem o ácido glicólico e ácido salicílico. Estes aumentam a esfoliação e renovação da pele aumentam, tornando o envelhecimento celular da pele e faz que surja uma pele renovada mais regular, macia e suave. Hidroxi ácidos podem ser adicionados aos hidratantes de uso diário ou ainda em soluções utilizadas no consultório médicos, como peelings químicos.
Retinóides:
Os retinóides são compostos da família da vitamina A, produtos químicos encontrados em alimentos e também sintetizados quimicamente em laboratório.A vitamina A é importante para a pele e para a saúde dos olhos e devem ser consumidos diariamente. Frutas e legumes que têm a coloração amarelada ou avermelhada, são ricas fontes de vitamina A (uma vez que estas cores são criadas pela presença de vitamina A). Exemplos incluem frutas cítricas, cenoura, tomate, abóbora e abóbora amarela.
As formulações tópicas com vitamina A, podem ser aplicadas diretamente sobre a pele, fazendo com que as células da pele aumentem o seu poder de renovação e trás água para dentro das células, aumentando assim o volume celular. Este é o maior papel de uma forma sintética da vitamina A, conhecido como tretinoína, que está disponível apenas com prescrição. Formas cosmecêuticas menos potentes de vitamina A que estão disponíveis ao balcão incluem retinol, retinol de hyde, palmitato de retinol e retinil propionato. Ambas prescrições, tanto a que exige receita como as que não necessitam de receita, podem causar irritação na pele, ressecamento e descamação, por isso é importante seguir cuidadosamente as instruções de uso fornecidas com esses produtos.
Cosméticos Botânicos:
Alguns dos cosmecêuticos mais interessantes vêm de plantas e vegetais e chamamos de botânicos. Raízes, frutos, sementes, folhas e galhos são usados para fazer este tipo de produtos botânicos. Muitos extratos botânicos utilizados nas preparações cosmecêuticos contêm antioxidantes, que impedem a oxidação das moléculas de oxigênio criadas principalmente pela radiação ultravioleta (UV)- que danificam todas as superfícies vivas. Os antioxidantes ajudam a proteger então as plantas e os seres humanos dos raios UV.
Os antioxidantes mais utilizados para proteção do corpo humano são as vitaminas C e E. Essas vitaminas devem ser consumidas por via oral diariamente para manutenção da boa saúde; os alimentos que contem estes tipos de vitaminas são frutas e legumes frescos, por isso se faz necessário a ingestão diária para se manter uma pele saudável. Alguns acreditam que os antioxidantes também podem ser úteis quando aplicados na superfície da pele. Antioxidantes adicionados ao cosmecêuticos incluem: Chá verde, suco de romã, flores de camomila, café em fruta e extrato de raiz de alcaçuz. Estes antioxidantes botânicos são normalmente colocados em hidratantes, às vezes em combinação com um filtro solar.
Protetores solares:
Os dermatologistas reconhecem que o cosmético mais potente no mercado hoje para prevenir e reverter os sinais do envelhecimento é protetor solar.Protetor solar contêm substâncias químicas que absorvem, refletem ou dispersam a luz. Produtos químicos que funcionam absorvendo a luz incluem os ésteres de PABA, avobenzona e os cinamatos. Protetores solares físicos contêm pós finos de óxido de zinco ou dióxido de titânio que refletem ou dispersão de luz. Proteção solar é dada por combinação de uma variedade de ingredientes que oferecem proteção ao longo do dia, de toda a radiação ultravioleta (UV) spectro da radiação que é prejudicial para a pele.
O espectro UV inclui a radiação UVB, que provoca queimaduras solares e da radiação UVA que causa o envelhecimento precoce e câncer de pele. Um protetor solar de qualidade deve proporcionar proteção de amplo espectro contra os raios UVA e UVB.
Protetores solares previnem o fotoenvelhecimento e fotocarcinogênese (câncer do sol) e deve ser a “pedra angular” de qualquer regime de cuidados da pele. Os filtros solares podem ser adicionados aos hidratantes faciais ou cosméticos para proteção diária ou em formulações especiais, devem ainda ser resistentes a água e ao suor.
Possíveis problemas associados ao uso de cosméticos e cosmecêuticos:
As reações a cosméticos e cosmecêuticos podem ser uma simples irritação, dependendo da condição da pele ou causar ate uma verdadeira alergia que envolve o sistema imunológico. A dermatite de contato irritativa é o problema mais comum visto com cosméticos e cosmecêuticos.
Dermatite de contato irritativa:
A pele quando esta ilesa é uma excelente barreira para a maioria das substâncias encontradas em cosméticos e produtos de cuidados da pele. Se a pele esta seca ou ferida, possui aberturas que fazem com que a barreira de proteção deixar de agir, poderá ocorrer as dermatites com uma frequência maior. Ardor, coceira, comichão e vermelhidão podem ser sinais de que um produto é irritante para a pele. Sabonetes, detergentes, cosméticos, antiperpirantes e hidratantes são os irritantes mais comuns da pele.
A dermatite alérgica de contato:
Algumas pessoas são alérgicas ao ingrediente ou aos ingredientes de um produto específico, os sintomas de uma dermatite alérgica poderá demorar alguns dias depois do contato para aparecerem. Os sintomas incluem vermelhidão, inchaço, coceira e bolhas cheias de fluido.
Ingredientes que causam reações alérgicas:
Fragancias e conservantes, ingredientes comumente encontrados em cosméticos e cosmecêuticos, são as causas mais comuns de reações alérgicas. Mais de 5000 fragancias diferentes são utilizadas em produtos, no entanto, agentes perfumantes menos alergénicos têm sido desenvolvidos para minimizar o problema.
Conservantes em cosméticos e produtos de cuidados da pele, são a segunda causa mais comum de reações cutâneas. Os conservantes impedem o crescimento de fungos e bactérias que podem causar infecções da pele, bem como prevenir oxigênio a partir de produtos que deterioram. Exemplos de conservantes incluem o parabeno , imidazolidinilureia , quaternium 15 , DMDM hidantoína , fenoxietanol , metilcloroisotiazolinona e formaldeído . Conservantes devem ser listados nos rótulos dos produtos.
Como o seu dermatologista pode ajudar:
Cosmecêuticos, cosméticos com base, maquiagens e produtos de cuidados da pele, são parte da preparação, higiene diária e manutenção da pele, para se manter jovem. Se um problema é suspeitado, seu medico pode diagnosticar e tratar este problema. O teste de sensibilidade, um método utilizado para determinar qual substância específica causa inflamação da pele, podendo então ser utilizado para determinar se você é alérgico a alguns componente específico nestes produtos . Alem disso o seu dermatologista poderá ainda lhe orientar e personalizar um regime de cuidados com a sua pele, para que você em qualquer idade mantenha ou promova a saúde de sua pele.