Bicho Geográfico

LARVA MIGRANS” – Também conhecida como dermatite serpiginosa ou bicho geográfico.

Com o verão, e o aumento da circulação de pessoas em praias e piscinas, e sem os devidos cuidados muitos se tornam vítimas fáceis de doenças típicas da estação mais quente do ano. O Larva Migrans Cutanea é uma delas. O parasita entra pela pele, principalmente pelos pés, e causa inflamação. Ocorre preferencialmente nas praias e é trazido por cães ou gatos que defecam na areia úmida, eliminando ovos do parasita Ancylostoma braziliensis que penetram na pele e causam manchas parecidas com desenhos geográficos.

A larva migrans, conhecida vulgarmente como bicho geográfico, é uma doença causada por parasitas intestinais do cão e do gato. Ao defecar na terra ou areia, os ovos eliminados nas fezes transformam-se em larvas. Estas penetram na pele do homem causando a doença.

Por estar em pele humana, a larva não consegue se aprofundar para atingir o intestino (o que ocorreria no cão e no gato), e caminha sob a pele formando um túnel tortuoso e avermelhado. Mais comum em crianças, as lesões são geralmente acompanhadas de muita coceira. Os locais mais comumente atingidos são os pés e as nádegas. Pode ocorrer como lesão única ou múltiplas lesões. Devido ao ato de coçar é freqüente a infecção secundária das lesões.

Ficha técnica da doença

Descrição:

Erupção linear, serpiginosa ( em forma de serpente), eritematosa, discretamente elevada, e muito pruriginosa ( coça muito) conseqüente do deslocamento da larva na pele. As áreas mais afetadas são pés, pernas e nádegas, porem pode atingir qualquer parte do nosso corpo.

Etiologia:

Larvas das espécies Ancylostoma caninum, Ancylostoma brasiliensis e Strongiloides stercoralis.

Reservatório:

Cães e gatos.

Transmissão:

Adquirida pelo contato da pele com solo contaminado por fezes de animais, sendo por isso a proibição de cães e gatos em praias.

Não há transmissão pessoa a pessoa.

Complicações:

Impetiginização com infecção secundária.

Diagnostico diferencial:

Eczema de contato e alergia a picada de insetos. Piodermites e Tinha dos Pés: principalmente nas formas papulosas e eczematizadas o diagnóstico é difícil.

o tratamento é fácil desde que implantado por profissional capacitado e uso de medicações corretas, não é um tratamento longo e deve-se usar medicações e cuidados tópicos, bem como o tratamento oral.

Pode ocorrer em surtos em creches, escolas e freqüente em praias.

Medidas de controle:

Proibir cães e gatos em praias. Evitar áreas arenosas, sombreadas e úmidas. Nas escolas e creches, as areias para diversão devem ser protegidas contra os dejetos de cães e gatos. Deve-se evitar o contato direto com as areias da praia, ou seja, utilizar sempre cadeiras ou esteira ao sentar e usar chinelos. Cuidar dos animais de estimação com vermífugos, evitar levá-los para passear em parques, caixas de areias onde brincam crianças e praias, além de recolher imediatamente as fezes dos animais.