Verrugas
As verrugas são causadas pelo vírus papiloma humano (HPV). O HPV é uma doença contagiosa e de muito fácil e rápida transmissão ficando assim muito fácil adquirirmos este vírus. Muitas pessoas adquirem verrugas, quando entram em contato direto com a pele de alguém que tem verruga. Você também poderá adquirir verruga se entrar em contato com toalhas ou chão de um vestiário, por exemplo, que estiver contaminado.O tipo de verruga que aparecerá, depende do tipo de HPV que lhe infectar e onde ele se localizará.
Tipos de Verrugas:
Verrugas comuns ou verrugas simples
Estas geralmente se formam nos dedos, em volta das unhas, onde o vírus pode facilmente entrar no corpo, tais como perto de uma unha roída pelos dentes, ou até em uma cutícula machucada. Também podem aparecer na parte de trás das nossas mãos. A verruga comum, muitas vezes parece com uma crista de galo muito pequena, principalmente na textura. Podemos observar vários pontos pretos na verruga que se parecem com as sementes e estes são os vasos sanguíneos. Exite uma síndrome que chamamos de Pé, Mão, Boca, muito frequente, principalmente em crianças que tem verrugas nestas três localizações, em virtude de a todo momento estar com as mãos na boca e antes terem tocados os seus pés, fazendo assim a disseminação deste vírus.
Quando as verrugas comuns formam-se nas solas dos pés, elas são chamadas de verrugas plantares. Plantar é o termo médico para a parte inferior do pé. Se não forem tratadas, essas verrugas podem crescer rapidamente. As verrugas plantares são mais planas do que as outras verrugas comuns. Este achatamento é causado pelo fato de ao andar empurramos as verrugas para dentro da pele. Isso pode tornar as verrugas plantares dolorosas. E como se estivéssemos caminhando com pedras no sapato.
Verrugas planas
Estas podem ser encontradas em qualquer lugar da pele, mas são mais comuns no rosto. O fato de se barbear pode fazer espalhar as lesões verrucosas. Assim sendo, as verrugas planas são comuns na área da barba dos homens e pernas das mulheres, locais frequentemente traumatizados . As verrugas planas são menores e mais suaves do que as verrugas comuns e geralmente aparecem em maior número.
Verrugas genitais
Estas verrugas geralmente aparecem nos genitais, e ou ao redor da região genital, ou ainda região peri anal. As pessoas adquirem este tipo de verruga por contato sexual. Em alguns casos, a mãe pode transmitir as verrugas genitais para o bebê durante o parto, quando o bebê passa pelo canal vaginal.Qualquer mulher grávida que tenha verrugas genitais deve dizer o seu médico para que medidas podem ser tomadas para evitar a propagação do vírus para o bebê.As verrugas genitais são cor de carne, pode ser áspera ou lisa, e pode ser grande ou pequena. Algumas pessoas ficam com uma verruga única, outras ficam aglomerados de verrugas.Certas cepas de verrugas genitais pode causar câncer em homens e mulheres, por isso é importante tratar as verrugas genitais rapidamente e tão logo sejam descobertas As mulheres que foram expostas a verrugas genitais devem consultar um ginecologista para fazer os testes de triagem para o câncer cervical.Este teste de triagem permite que aos médicos, encontrem sinais precoces da doença, que podem ser tratados antes que o câncer tenha a chance de se desenvolver.
A vacina contra o HPV:
Vacinas contra o HPV podem prevenir homens e mulheres de obter alguns dos tipos mais comuns de HPV que causam verrugas genitais e câncer. Estas vacinas não protegem contra outros tipos de verrugas. Para a melhor proteção é importante que se façam as doses necessárias. As vacinas devem ser dadas antes que uma pessoa inicie sua vida sexual.
Tratamento geral das verrugas:
Muitos tipos de verrugas são geralmente inofensivas e tendem a desaparecer com o tempo, mas podem demorar alguns meses ou anos para que desapareçam. O tratamento pode e deve ser recomendado o quanto antes.O tratamento das verrugas, reduz o risco de propagação do vírus para outras partes do seu corpo, bem como a propagação para outros indivíduos.Alguns tratamentos de verrugas estão disponíveis sem receita médica. No entanto, é importante consultar um médico sobre as verrugas se você:- Tem verrugas na área genital ou ânus.
– Observar que as verrugas doem, coçam ou sangram.
– Não é possível se livrar das verrugas com tratamentos que você está usando.
– Não tem certeza se a lesão na sua pele é uma verruga ou outra coisa.Dermatologistas podem indicar tratamentos de verrugas, que não necessariamente são os mesmos para todos os pacientes, isso dependerá, da idade, tipo de verruga, e muitas outras considerações. Não há um único tratamento funcione para todos. Algumas verrugas são persistentes e exigem tratamentos especiais.Há tratamentos de verrugas que podemos comprar sem receita médica, por exemplo, aqueles que contem ácido salicílico, porém a dose as vezes necessária para que trate as verrugas, somente seu medico poderá prescrever. As medicações contendo este tipo de acido deverão ser aplicada após o banho, que é quando as verrugas encontram-se aptas a receber a medicação. Estes tipos de tratamentos podem levar varias semanas para que observemos os resultados.
Procedimentos em consultório:
Diversos tipos de tratamentos em consultório poderão ser utilizados e as vezes é necessário que se utilizem mais que um para se obetr um resultado satisfatório. Verrugas podem crescer profundamente na pele, por isso alguns pacientes precisam de um ou até mesmo varias sessões de diversos tratamentos. Os tratamentos utilizados em consultório, são:
Crioterapia:
A crioterapia é um tratamento comum para verrugas. O seu médico irá congelar a verruga com nitrogênio líquido, fazendo com que a verruga congele e depois cair. Para evitar que a pele saudável congele, em vários casos precisamos realizar diversas sessões da crioterapia. Uma complicação frequente neste tratamento é o escurecimento da pele tratada, e isto é mais em pessoas que têm pele mais escura.
Cantaridina:
Seu dermatologista pode tratar sua verruga, aplicando o cantharidin. Este é um produto químico que faz com que uma bolha se forme sob a verruga. Você devera retornar, em cerca de uma semana para que o seu dermatologista retire a parte da verruga que a medicação agiu e ver se há a necessidade de uma nova reaplicação. Os resultados sao bons e as vezes ha necessidade de varias aplicações.
Eletrocirurgia:
Este tratamento destrói a verruga, queimando a lesão. E hoje é um dos mais utilizados. E a anestesia poderá ser tópica ou ainda anestesia local.Tratamentos para difícil verrugas difíceis de se tratar.
Algumas verrugas são mais difíceis de tratar do que outras. As verrugas plantares, por exemplo, são difíceis de se tratar, porque a maior parte da verruga se encontra abaixo da superfície da pele. Seu dermatologista pode utilizar uma ou mais das seguintes terapias para estes casos.
Excisão:
Seu dermatologista pode remover cirurgicamente (cortar) uma verruga. Aqui o procedimento poderá ser com anestesia local ou torcular ( onde um ramo nervoso é anestesiado) dependendo da localização da lesão verrucosa.
O tratamento a laser:
Avanços na tecnologia de fazer o tratamento a laser uma terapia eficaz para algumas verrugas, mas os tratamentos a laser não é necessariamente a melhor opção para todas as verrugas. Muitos diferentes lasers podem ser utilizados e o número de sessões de tratamento podem varias para cada paciente.Considerados por muitos médicos a melhor opção de tratamento.
Quimioterapia:
Quando uma verruga permanece, apesar muitos tratamentos, um medicamento de quimioterapia pode ser recomendado. Isso não significa que você tenha um câncer. Estes medicamentos também retardam o crescimento do HPV. A bleomicina é um medicamento muito utilizado e estudos mostram que é muito eficiente na limpeza verrugas. Bleomicina é injetado diretamente na verruga.
5 fluoracil:
Este é um creme que pode tratar verrugas. Os pacientes podem aplicá-lo em casa, normalmente uma ou duas vezes por dia, com orientação do medico até que as verrugas desapareçam.
Imunoterapia:
Este tipo de terapia estimula o sistema imunológico do paciente portador de verrugas a “lutar” contra o HPV. Existem diferentes medicamentos utilizados para estimular o sistema imunológico. Alguns são cremes, que o paciente possa aplicar em casa. Para que um creme seja eficaz, ele provoca uma reação intensa na pele onde esta sendo aplicado e as vezes chega a assustar o paciente e este pode interromper seu uso, mas é necessário que ocorra esta inflamação local para que o vírus HPV seja eliminado do local.
Oclusão:
Um outro tratamento que pode estimular o sistema imunitário é a oclusão. Podem ser utilizadas diversas medicações neste caso e a oclusão somente é para que se aumente a ação desta medicação no local.
Prevenção de verrugas novas:
– Não coçar ou arranhar a verrugas. Isso pode espalhar o vírus para outras partes do seu corpo.
– Uso de chinelos ou sapatos em áreas vestiários piscina e chuveiros e banheiras usados por muitas pessoas, como os de hotéis e clubes de saúde. HPV se espalha facilmente em ambientes quentes e úmidos.
– Não tocar alguém com verrugas.
– Manter seus pés secos, lembrem-se, o calor e umidade ajudam a propagação verrugas.
As verrugas são comuns e não devem fazer com que você se preocupe. As verrugas são benignas (não câncer) e seu dermatologista poderá ajudar a garantir que as verrugas sejam tratadas adequadamente, dando-lhe as melhores opções de tratamentos e resultados para seu caso.