Tratamento para Melasma | Clínica ProPele

Melasma é caracterizado pela presença de manchas escuras na pele. Essas manchas aparecem principalmente no rosto, mas podem aparecer em outras partes. Ocorre mais frequentemente em mulheres, dificilmente aparecem nos homens, menos de 10% dos casos. O melasma aparece pelo aumento da melanina na pele, fazendo surgir manchas acastanhadas, e sem outros sintomas. Essas pode ser simétricas quando no rosto acometendo os dois lados Quando essas manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de Cloasma.

Causas do melasma

Embora não saibamos exatamente o que causa o melasma, conhecemos alguns gatilhos:

Melasma e a luz do sol

A exposição intensa e prolongada à luz do sol piora a condição da pele e pode desencadear a doença. É o fator mais importante no desenvolvimento do pigmento. Como o desenvolvimento da descoloração é imperceptível, as pessoas podem não perceber que têm melasma.

A exposição ao sol de verão piora e causa recorrências. Sem evitar a luz solar, os tratamentos potencialmente bem-sucedidos falharão. Mesmo uma pequena quantidade de exposição ao sol pode fazer o retorno do melasma.

Melasma e a descendência genética

Qualquer raça pode ser afetada pelo melasma, mas pessoas com pele escura (latina/hispânica, norte-africana, afro-americana, asiática, indiana, do oriente médio e mediterrânea) são mais propensas a ter melasma. Este tipo de hiperpigmentação é ainda mais comum em tipos de pele castanha clara. Estima-se que afeta 8,8% das mulheres hispânicas nos Estados Unidos e cerca de 40% das mulheres do sudeste asiático.

A causa do melasma, tem como destaque o fator genético, também por alterações hormonais como no caso da gravidez, e pelo uso de anti-concepcionais e alguns outros hormônios e medicamentos. Mas para a formação dessas manchas, alem das causas acima, e necessário a exposição solar e/ou câmeras de bronzeamento. O melasma pode ser superficial, profundo ou misto, e quanto mais profundo for, mais difícil será o seu tratamento.

Pessoas com um parente que tem melasma são mais propensas a obtê-lo – então provavelmente há um componente genético.

O melasma e as mulheres

Melasma afeta predominantemente mulheres. Já foi chamado de “a máscara da gravidez” porque metade de todos os casos começam durante a gravidez, 90% dos casos ocorrem em mulheres, especialmente durante os anos reprodutivos. Essas mulheres desenvolvem hiperpigmentação progressiva da face, o que sugere uma relação direta com o sexo feminino. O melasma induzido pela gravidez geralmente desaparece dentro de um ano após o parto, enquanto o melasma induzido por contraceptivos continua enquanto o anticoncepcional é usado.

Tireoide e o melasma

O hormônio tireoidiano pode afetar seu desenvolvimento. Pessoas com melasma têm quatro vezes mais chances de ter uma anormalidade na tireoide do que aquelas com pigmentação normal.

Tratamentos para o melasma

O tratamento do melasma não e fácil, e nem sempre se consegue uma resposta completa, ou seja, o desaparecimento total das manchas, podendo o tratamento durar semanas ou meses.

Pode-se usar peelings químicos no consultório medico associado a cremes de uso domiciliar a base de tretinoina, hidroquinona e cortisona, que sempre devem ser prescritos pelo medico em concentração adequada para cada paciente.

Laser também faz parte do arsenal terapêutico para o tratamento do melasma, sendo que, para cada caso será eleito um tipo de laser, e o numero de sessões vai depender da profundidade e resposta ao tratamento.

Tratamento via oral deve ser feito com o uso de comprimidos antioxidantes a base de vitaminas C e E, também o uso de picnogenol tem sido prescrito com bons resultados. Sempre lembrando que o tempo de uso e dosagem dessas substancias devem ser prescritas pelo médico.

Tratamento para o Melasma

Prevenção do melasma

A principal prevenção e evitar se expor ao sol, e se o fizer, o uso de filtro solar e mandatório, sendo o fps 30 ou mais, usando de manha antes de sair de casa, e reaplicando pelo menos mais duas vezes durante o dia. Não se esquecendo, que quando for à praia ou piscina, este deve ser aplicado pelo menos de 2/2 horas, e reaplicar sempre que sair da água.

Permita-nos Ajudá-lo em seu Tratamento de Melasma

Agora que já descobriu quem pode oferecer o tratamento de melasma para você, permita-nos entrar em contato. Basta preencher o formulário abaixo e um especialista em melasma entrara em contato da forma mais conveniente para você.

(11) 2473-8995

Permita-nos fazer parte de sua história. Entre em contato e saiba como especialistas podem lhe ajudar.

Prefere Receber uma Ligação?

Estamos aqui para lhe ajudar! Preencha o formulário e retornaremos em seguida:
1 Step 1
Nome
Celular
Como você prefere que entremos em contato?
Comentários
0 /
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
null