Cirurgia de Castañares | Clínica ProPele

A elevação de sobrancelhas foi descrita pelo Dr. Castañares no início dos anos 60. Por isso a conhecida técnica ganhou seu nome. Consiste na retirada de uma pequena faixa de pele logo acima das sobrancelhas,elevando sua parte mais externa. É feita em consultório com anestesia local após avaliação médica do grau de flacidez do supercílio.São dados pontos discretíssimos que são retirados depois de 3 a 5 dias para não deixar suas marcas.

A cirurgia de Castanhares é uma forma muito simples de elevação das sobrancelhas suavizando aquele olhar “caído, pesado ou triste” como retratam os pacientes.

Cirurgia de Castanhares - Elevação de sobrancelhas

Cirurgia de Castanhares – Elevação de sobrancelhas

A ptose (queda das sobrancelhas) é uma das principais queixas durante as consultas da estética; acontece geralmente após os 45 anos quando a parte mais lateral ou cauda dos supercílios cede por ação da gravidade, provocando assim um acúmulo de pele sobre as pálpebras superiores e que muitas vezes chega a cobrir os cílios; a queixa mais comum além do aspecto envelhecido da região orbitária é a dificuldade em abrir os olhos e uma diminuição da abertura palpebral provocando um aspecto estético desagradável diferente daquele contorno normal da juventude.

Existem inúmeros procedimentos e técnicas cirúrgicas descritos para a elevação do supercílio (brow lift). Desde 1919, quando foi publicada a primeira técnica utilizando excisões elípticas das regiões frontal e temporal, até os dias de hoje, os procedimentos sofreram importantes avanços, principalmente com a introdução do uso do endoscópio nas últimas décadas.

A correção da falta dos pelos nas sobrancelhas é feita com micro enxertos do couro cabeludo, folículos de um fio e que são enxertados nesta área; o único inconveniente da técnica é que por se tratar de cabelos e não de pelos os fios crescem por 2 anos sem cair ficando excessivamente longos se não cuidadosamente aparados cada 2 meses.

Uma outra alternativa tem sido a dermopigmentação (já citado em outro artigo) ou a maquiagem permanente com resultados maravilhosos, quando realizado por profissional gabaritado. Estes dois últimos procedimentos podem ser feitos após a realização da cirurgia de castañares e se completam.

Existem inúmeros procedimentos e técnicas cirúrgicas descritos para a elevação do supercílio (brow lift). Desde 1919, quando foi publicada a primeira técnica utilizando excisões elípticas das regiões frontal e temporal, até os dias de hoje, os procedimentos sofreram importantes avanços, principalmente com a introdução do uso do endoscópio nas últimas décadas.

Mini Castañares e Castañares:

É utilizada para tratamento da queda de sobrancelha ou em casos de assimetria do arco da sobrancelha.

A técnica: A técnica de castanhares (ou castañares) foi primeiramente descrita por seu criador, o cirurgião plástico Salvador Castañares em 1964 e consiste em uma retirada de fuso de pele rente à parte superior dos supercílios, com maior retirada na região lateral, que causa um efeito de elevação maior da cauda dos supercílios. Os resultados da técnica de castanhares sempre foram indiscutivelmente excelentes, com a única reticência baseada na cicatriz que podia ficar aparente, especialmente na parte medial (mais central) das sobrancelhas. O problema da cicatriz aparente pode ser minimizado quando utilizamos a técnica de suspensão apenas da cauda dos supercílios com a técnica que denominamos de Mini castanhares, onde a retirada de pele é realizada somente na parte lateral dos supercílios, deixando dessa forma menos cicatrizes e resolvendo o principal, que é a suspensão da parte lateral das sobrancelhas.

Cirurgia de Castanhares - Elevação de sobrancelhas

Cirurgia de Castanhares – Elevação de sobrancelhas

É realizada sem internação, sob anestesia local e/ou com sedação. Pode ser associada a outros procedimentos como a blefaroplastia, outros liftings, o laser, a bioplastia e outros.

Vantagens do mini castanhares para suspensão dos supercílios:

  • Procedimento rápido e realizado ambulatorialmente sob anestesia local ou com sedação;
  • Eleva de forma eficaz a cauda das sobrancelhas;
  • Cicatrizes praticamente inaparentes (depende da técnica cirúrgica utilizada bem como das características genéticas do paciente);
  • Pode ser realizado como procedimento único ou complementar durante lifting de face;
  • A incisão realizada na região onde se deseja resultado confere maior confiabilidade à técnica;
  • Durabilidade excelente.

Desvantagens do mini castañares:

A cicatriz pode ficar aparente e é um ponto a ser discutido com exaustão com o paciente.

Pré-operatório para cirurgia de Castanhares

O paciente deverá ser submetido a um exame minucioso, para ver a real necessidade de cirurgia, devera também discutir com seu médico a possibilidade de uma cicatriz inestética. O paciente deverá ser submetido a exames pré-operatórios. O uso de antibióticos se faz necessário e alguns casos.

Duração da cirurgia de Castanhares

60 minutos aproximadamente.

Anestesia para cirurgia de Castanhares

Local ou com sedação.

Tempo de internação para cirurgia de Castanhares

Day hospital, ou seja, assim que puder paciente é orientado e liberado para casa.

Retirada de pontos da cirurgia de Castanhares

Deverá acontecer de 7 a 10 dias.

Volta às atividades após a cirurgia de Castanhares

Desde que o paciente não se incomode de ser visto com pontos de suturas no local, poderá voltar as atividades o mais breve possível (3 a 4 dias) ou após a retirada dos pontos.

Após a cirurgia de Castanhares

Como qualquer procedimento cirúrgico, o paciente deverá manter-se em repouso no primeiro dia, realizar compressas geladas e ficar longe do sol e do calor. Deverá evitar banhos quentes demais.

Permita-nos Ajudá-lo em sua Cirurgia de Castañares

Agora que já descobriu quem pode oferecer a cirurgia de castañares  para você, permita-nos entrar em contato. Basta preencher o formulário abaixo e um especialista em cirurgia de castañares entrara em contato da forma mais conveniente para você.

(11) 2473-8995

Permita-nos fazer parte de sua história. Entre em contato e saiba como especialistas podem lhe ajudar.

Prefere Receber uma Ligação?

Estamos aqui para lhe ajudar! Preencha o formulário e retornaremos em seguida:
1 Step 1
Nome
Celular
Como você prefere que entremos em contato?
Comentários
0 /
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
null

A seguir, outras técnicas de elevação da cauda do supercílio.

Elevar as sobrancelhas com toxina botulínica

A toxina botulínica é o tratamento mais simples para elevação das sobrancelhas baixas ou para abaixar sobrancelhas muito altas.

A toxina botulínica veio substituir o curso dos tratamentos invasivos e mudar os tratamentos não invasivos. Com seu advento podemos eliminar algumas marcas e rugas com resultados muito efetivos e elevar a cauda da sobrancelha quando desejado. Antigamente havia somente uma marca e hoje há três liberadas para uso e outras mais em vias de liberação. Hoje ainda, a toxina é uma grande arma no combate as rugas e que duas novas marcas estão entrando no mercado, o SYAX e o XEOMIN, que são duas toxinas de origem Coreana e Alemã respectivamente. Como já explicado no capitulo toxina botulínica, a escolha dependerá da facilidade de manipulação por parte de seu médico com relação a resultados, custo da medicação e durabilidade da mesma, as novas opções serão bem vindas, mas difícil a troca de uma marca adaptada pelo médico que tenha bons resultados com uma das toxinas já consagradas.

Vantagens da toxina botulínica para elevação das sobrancelhas
  • Procedimento rápido;
  • Dispensa a necessidade de cirurgia plástica;
  • Consegue elevar a cauda das sobrancelhas de modo eficaz, na maioria dos casos;
  • Trata as rugas frontais e glabelares;
  • Não causa alergia;
Desvantagens do Botox para elevação dos supercílios:
  • Não pode ser utilizado em alguns casos: gestantes, portadores de miastenia gravis e em pacientes que estão fazendo o uso de antibióticos aminoglicosídeos (amicacina, gentamicina, etc);
  • Pode haver complicação como ptose palpebral (queda da pálpebra)
  • Deve ser reaplicado a cada 4 a 6 meses;
  • Nem todas as pessoas conseguem ter o resultado da elevação da causa dos supercílios, sobretudo aqueles que têm muitas rugas frontais, uma vez que nesses casos, para se elevar os supercílios, geraria uma ruga evidente logo acima da cauda dos supercílios;

Minilifting temporal ou lifting manequin

O minilifting temporal é uma parte do lifting cérvico-facial ou não, podendo ser realizado isoladamente, sendo a que realiza a tração e conseqüente elevação dos tecidos na parte lateral dos supercílios. Assim, pode-se realizar uma cirurgia de minilifting temporal ou Manequin, com retirada de pele dentro dos cabelos, causando um efeito de descanso da parte lateral dos olhos. O questionamento à técnica é que quanto mais longe da área que se deseja resultado é retirada a pele, menor é o resultado na região-alvo, ou seja, uma cirurgia com incisões distantes do supercílio tende a ter menos resultado que o Mini castanhares, por exemplo.


Lifting frontal – Lifting coronal

Durante a cirurgia plástica de face, pode-se unir as incisões na região frontal, três dedos dentro do cabelo e realizar o renomado lifting frontal. Nessa técnica, obtém-se o resultado completo, tratando-se os músculos frontais, eleva-se o supercílio e não somente a região caudal ou lateral, enfim, é um complemento importante ao lifting cérvico-facial que efetivamente trata o terço superior da face, em pacientes indicados. É realizado em centro-cirúrgico, mas pode ser feito sob anestesia local e sedação. Os resultados são excelentes, como o Castañares e Minicastanhares.

O assunto sobre minilifting temporal e frontal- coronal serão motivos de artigos futuros, neste artigo procurei mostrar uma técnica, que quando bem indicada e quando bem realizada traz grande satisfação ao paciente e ao médico que a executa.