Veja as principais dúvidas sobre Depilação

Perguntas mais freqüentes nos consultórios especializados por pacientes que querem fazer a depilação:

1. Elimina os pêlos por um período de tempo maior.
2. Quem sofre com os pêlos encravados pode encontrar na depilação a laser a solução para os seus problemas. Além de eliminar os pêlos.
3. O laser age como um antiinflamatório.
4. A técnica da depilação a laser também reduz as sardas e as pequenas manchas.
5. A depilação a laser ajuda no rejuvenescimento da pele.

Não pode ser usado em pelos finos e claros. Apenas para pelos escuros e grossos.

A dor é mínima, mas pode ser melhorada com o uso de cremes anestésicos 30 a 60 minutos antes de fazer o tratamento. Outra maneira de se eliminar a dor é o uso de gelo ou aparelhos refrigeradores da pele, os mais usados hoje.

Hiperpigmentação (mancha escura), que ocorrerá após queimadura da pele com laser ou LIP. Quando ocorre, desaparece após algumas semanas com cremes clareadores.

1. Não descolorir os pelos
2. Não utilizar cera ou pinça na área a ser tratada por 3 semanas.
3. Não se exposição solar ou bronzeamento artificial.
4. Não utilizar ácido retinóico, glicólico ou outro tipo de acido na região a ser depilada 2 dias antes do laser e 2 dias após.

Em média são necessárias 4 a 6 sessões ( tem casos que chegamos a fazer até 10 sessões) para obter resultado satisfatório.Este número varia de acordo com a pessoa e região a ser tratada. O intervalo entre cada sessão pode variar de 30 a 45 dias.

O número de sessões necessárias depende da:

- Coloração da pele
- Área a ser tratada
- Quantidade e espessura dos pelos
- Distúrbio hormonal concomitante

O pelo atingido na fase de crescimento pleno não volta. Os pelos que estão nas outras fases vão crescer novamente. Por, isto, é necessário mais de uma sessão de laser. Se há distúrbio hormonal, novos pelos podem surgir, por isso é importante que seu médico faça uma investigação em você antes de iniciar o tratamento.

Vária de acordo com a área tratada. Média 1 mês a 45 dias.

A duração das sessões varia de acordo com a área a ser tratada. Pode ser de alguns minutos à uma hora ou mais. Os locais freqüentemente tratados são buço, queixo, axilas, orelhas, virilhas, meia perna, perna inteira, braços, barba, costas, tórax, e onde houver pelos indesejados.

Pode ficar avermelhada na primeira hora após o tratamento, também pode durar algumas horas ou até alguns dias. Compressas geladas ajudam a melhorar mais rápido. É possível trabalhar imediatamente após a sessão. Cuidados: uso de hidratantes e protetores solares.

Pode ser realizado a partir de 10 anos até qualquer idade.

Deve-se evitar o sol 4 semanas antes e após o tratamento, e também evitar depilar a área com cera , pinça ou eletrólise. Lâminas ou o uso de cremes depilatórios não irão interferir nos resultados da depilação a laser.

Um dia antes do tratamento o paciente deve raspar a área a ser tratada ou até no dia do procedimento, após a avaliação médica. Se for depilar o rosto e tem antecedente de herpes, será indicado o uso de medicação antiviral antes do procedimento.

Sempre usar protetor solar fator 30 ou maior, reaplicando pelo menos 3 vezes ao dia nas áreas expostas ao sol.

Não. A luz do laser não tem nada a ver com a luz-ultravioleta que é a parte cancerígena do espectro da luz.

Resumindo, as orientações para quem deseja fazer epilação a laser:

É muito importante, que os indivíduos que desejam realizar a depilação com estes aparelhos, estejam com a pele mais clara possível, evitando assim as queimaduras que poderiam ocorrer em procedimentos que já temos estes riscos; deverá não estar bronzeado.

Utilizar protetor solar diariamente, 2 a 3 vezes ao dia (fator de proteção solar FPS30 no mínimo ou superior)

Não usar cera, pinça ou eletrólise no intervalo das sessões. Pode utilizar aparelho de barbear ou tesoura.

Atenção: consulte seu médico e procure clínicas de confiança, pois o procedimento tem um resultado muito satisfatório quando bem indicado e não esta livre de complicações, não é raro o registro de problemas como queimaduras e resultados não satisfatórios.